segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

“CORAL VIVO”, A COR DE 2019




Todos os anos, desde 2000, que os membros do Pantone Color Institute se reúnem para analisar as novas tendências e decidirem qual será a cor que servirá de mote para o ano seguinte.



A cor escolhida para 2019: é a “Pantone 16-1546”, também conhecida como “Coral Vivo”


Responsável pela produção dos catálogos de cor mais conhecidos entre designers, esta empresa escolheu como cor do ano 2019 o Coral Vivo – em tradução livre de “Living Coral” – o que corresponde ao PANTONE 16-1546. A escolha baseou-se no facto de ser um tom quente, que por um lado representa vivacidade, por outro conforto. Os critérios são sempre definidos em função dos tempos e como resposta aquilo que o comité designado entende como serem as principais problemáticas mundiais. Esta escolha pretende ser uma resposta à frivolidade apontada às tecnologias digitais e às redes sociais, e um apelo para as conexões mais intimidas e reais. A intenção é que o PANTONE 16-1546 simbolize a necessidade intrínseca de optimismo e busca pela felicidade.

Se em 2018, o Ultra-Violeta pretendia ser uma provocação e um apelo ao pensamento, o Coral Vivo surge na sua volubilidade voltando a trazer consigo vibes mais tranquilas e reconfortantes.

Pode parecer um exercício superficial mas é mais do que isso, a definição de uma cor como mote para o novo ano acaba por directa ou indirectamente, ter impacto em várias indústrias, do design à moda, passando, pela decoração ou arquitectura, entre outras, servindo de base para a criação e exploração de novas tendências.







Curiosidades: PANTONES escolhidos nos anos anteriores















*Nota: Direitos de autor pertencentes a Atelier B&B, qualquer reprodução do conteúdo desta publicação deverá mencionar o autor e o local de onde foi retirada.