segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

TAPETES COM HISTÓRIA


Recentemente fiz uma viagem ao Irão, onde percorri várias cidades e aldeias, entre elas Esfahan. Uma cidade com mais de 2000 anos de história.
Cheguei já de madrugada e desde logo fiquei fascinada pela sua dimensão e envolvência histórica.
No dia seguinte tive oportunidade de ir conhecer a origem dos verdadeiros tapetes persas. Desde o fabrico das lãs, o desenho dos tapetes, passando pelas várias etapas de manufacturação, e até mesmo a reparação de tapetes já antigos.
É de facto uma arte que desconhecia e a qual passei a dar muito mais valor, pelo trabalho minucioso que é exigido a cada trabalhador. Tudo é feito à mão, trabalhos de horas e horas, para que os tapetes fiquem perfeitos.


As cores dos tapetes são todas feitas através de produtos naturais, como frutos ou plantas, que são transformadas em pó e que mais tarde vão servir para tingir a lã.
A lã vai passando por vários processos até chegar à cor final, para depois serem usadas na manufacturação dos tapetes.
O desenho dos tapetes é pensado meticulosamente e desenhado primeiro em papel pelo desenhador.
Hoje em dia, já se vão modernizando e o desenho é depois digitalizado para poder ser trabalhado ao nível das cores e pequenas correcções que possam ser necessárias, pixel a pixel. É um verdadeiro “jogo” de paciência e muito gosto pelo que se faz, para chegar ao resultado final.
Depois de passar por todos os processos de produção, são lavados e postos a secar, para mais tarde poderem então ser vendidos.
O resultado final são verdadeiras obras de arte que vão perdurando ao longo dos anos.


































Este senhor iniciou-se no mundo dos tapetes pela mão do seu avô e foi ao longo dos tempos aprendendo sobre esta arte e é hoje dono do negócio de família que vende tapetes para todo o mundo.












*Nota: Direitos de autor pertencentes a Atelier B&B, qualquer reprodução do conteúdo desta publicação deverá mencionar o autor e o local de onde foi retirada.